dez 30

10 Melhores Alimentos Probióticos, Que Deverá Estar Comendo

Os alimentos probióticos são aqueles que contêm microrganismos vivos, principalmente bactérias, que ao serem consumidas, fornecem benefícios para a flora intestinal, estes alimentos são: iogurtes, leites fermentados, missô, iogurtes bebíveis, tempeh, entre outros.


Os probióticos são organismos (micróbios) que cuidam da saúde digestiva, o consumo de alimentos probióticos é de grande benefício quando a flora intestinal está enfraquecida, além disso, é de grande ajuda quando há estresse, diarréia, gastroenterite, doenças digestivas, e apesar de não sofrer de nenhuma doença, contribuem para a saúde geral, já que protegem e melhoram as funções do intestino, que protegem as defesas (sistema imunológico).


Benefícios do consumo de alimentos probióticos:



  • Reforçam as defesas naturais a nível intestinal

  • Aumentam as bactérias benéficas do intestino

  • Ajuda no alívio de doenças, a diarréia, a se recuperar depois de um tratamento a base de antibióticos ou de outro tipo.

  • Ajudam a aliviar a colite, úlceras causadas por Helicobacter pylori

  • Melhoram a absorção de nutrientes

Lista de alimentos probióticos


1.- Tempeh


É um alimento derivado da soja, fornece grande quantidade de proteína, proveniente da fermentação da semente de soja, é 100% de origem vegetal e sua forma parece como bolo. Recomenda-Se seu consumo com frequência. Além de fornecer proteínas, fornece vitaminas do grupo B, minerais, fibra e pouca gordura.


2.- Missô


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É outro dos alimentos probióticos, provenientes da fermentação das sementes de soja, é uma pasta que é usada principalmente como condimento ou ingrediente na cozinha oriental. Pode-Se ingerir somente de soja, ou em combinação com outras leguminosas como grão de bico, ou algum tipo de cereais, como o trigo, o arroz é um alimento muito completo, fornece proteínas, carboidratos, pouca gordura, e por ser um produto fermentado láctico, fornece enzimas que beneficiam a saúde digestiva.


3.- Iogurte


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Derivado do leite fermentado, obtido pela ação de algumas bactérias, é um dos alimentos probióticos, que não devem faltar na alimentação diária, pois é um grande aliado para fortalecer os ossos, como para aumentar, proteger, curar, consoante o caso, a flora intestinal. O iogurte é um produto muito versátil, já que facilita o seu consumo, tanto ao natural, combinado com frutas, sorvetes, molhos, etc., É muito nutritivo (contém minerais, Vitamina A, Vitamina D, etc.).


4.- O kefir


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É outro produto derivado do leite fermentado, através de diferentes bacilos e leveduras, é muito parecido com o iogurte. Seu principal efeito benéfico é o trato intestinal, que regenerar-se e mantém saudável a esta parte tão importante do organismo.


5.- Iogurtes bebíveis


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Além de ser outro dos alimentos probióticos mais recomendados, são uma opção fresca, leve, aconselha-se o consumo daqueles totalmente naturais, sem açúcar adicionado.


6.- Kambucha


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É o chá preto fermentando que se faz com uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras chamada SCOBY.


O Kombucha tem sido usado por mais de 2.000 anos e é originário do Japão.


Os benefícios do Kombucha incluem, o que te ajuda a digestão, aumenta a energia e desintoxica o fígado.


7.- Natto


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É um prato muito popular no Japão que consiste em soja fermentada.


O Natto contém bacillus subtilis, que é um poderoso probiótico que se demonstrou reforça o sistema imunológico, ajuda na saúde cardiovascular e melhora a digestão .


O natto contém uma poderosa enzima anti-inflamatória chamada natoquinasa que se demonstrou ajuda a combater o câncer.


8.- Kvass


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É uma bebida fermentada, muito comum na Europa do Leste.


É feita tradicionalmente através da fermentação de centeio ou cevada, mas nos últimos anos tem-se feito fermentando beterraba, frutas e junto com outros legumes, como cenouras.


O Kvass tem lactobacilios e é conhecido por que ajuda a limpar o fígado e o sangue, e pelo seu sabor amargo.


9.- Queijos Macios


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Os queijos de Leite de cabra, leite de ovelha ou de leite de vaca têm uma grande quantidade de probióticos, incluindo o thermophillus, bifudus, bulgaricus e acidophilus.


Sempre compra queijos crus não pasteurizados se quiser consumir probióticos.


10.- Legumes Fermentados ( Chucrute e Kimchi)


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O Chucrute é feito com couve fermentada, embora não tenha uma grande quantidade de probióticos, se ele contém uma alta quantidade de ácidos orgânicos ( o que lhe dá o sabor amargo), o que ajuda no crescimento de bactérias boas no organismo.


Hoje em dia o Chucrute é muito popular na Alemanha.


O Kimchi é um prato Coreano, e também utiliza como base a Couve e outros vegetais fermentados.


É rico em enzimas, que podem ajudar a digestão.


Os alimentos probióticos não podem faltar na alimentação diária, e, além de adicioná-los, recomenda-se manter uma Alimentação equilibrada, para aproveitar ao máximo, não só os benefícios que oferecem, mas também para manter uma ótima saúde.


Recursos de probióticos:


Os 17 melhores probióticos e prebióticos para a sua saúde


O que são os probióticos e porque são bons para sua saúde?

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kimchi

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